3 erros cometidos na hora de preencher um contrato imobiliário

Um contrato imobiliário mal elaborado pode trazer sérios prejuízos para ambas as partes. Seja um contrato de locação ou um contrato de compra e venda, todos devem apresentar os dados completos sobre o acordo, pois erros, omissões e até  mesmo interpretações ruins podem  levar a uma contestação no futuro.

Na hora de assinar, é preciso conferir com calma todas as cláusulas, assim como os números dos documentos. Esses cuidados evitam inclusive problemas judiciais e até eventuais pedidos de indenizações.

Confira agora mesmo 3 erros entre os mais comuns, cometidos na hora de preencher os contratos imobiliários!

1 – Falta da descrição completa de ambas as partes

Na hora de preencher um contrato imobiliário, nunca se esqueça de fazer a devida qualificação das partes envolvidas, insira todos os dados de ambas as partes. Em casos de contrato de aluguel, por exemplo, devem constar as informações do locador e do locatário, além de eventuais terceiros, como fiador e procurador.

Em caso de contrato de compra e venda, os nomes e os dados do comprador e do vendedor também devem ser completos. Além do nome completo, deve constar o endereço, o número da identidade, o número do CPF e a profissão.

2 – Escassez (ou ausência) de informações sobre valores e prazos

Outro erro grave no preenchimento do contrato de compra e venda é não colocar os valores corretos da transação imobiliária. Se o valor não estiver correto, o contrato imobiliário pode ser considerado falho! Os valores devem ser escritos em numeral e por extenso, assim não existirá margem para dúvidas, também é muito importante que a forma de pagamento esteja descrita.

No caso de contrato de compra e venda de imóvel na planta, é preciso ter muita atenção quanto ao prazo de entrega, índice de correção do saldo devedor e prazo para o início das obras. Qualquer omissão ou erro de datas pode trazer sérios prejuízos para o comprador e para o corretor.

As multas pré estabelecidas em caso do não cumprimento do prazo acordados também devem constar no contrato imobiliário de forma clara, inclusive os valores e formas de pagamento. As condições de pagamento, o valor total da entrada e o valor de todas as parcelas também devem ser relatados, assim como eventuais reajustes.

3 – Falta de um texto claro em contrato imobiliário

Assinar um contrato mal redigido ou com um texto de difícil compreensão pode até atrapalhar o acordo em ambas as partes. Trechos confusos podem, inclusive, dar margem a interpretações fora do acordo.

É preciso realmente tomar cuidado com o conteúdo de um contrato imobiliário para evitar qualquer mal-entendido ou problemas jurídicos no futuro. Por isso, o texto do contrato imobiliário deve ser feito por profissionais do mercado e com experiência.

Todo o conteúdo de um contrato imobiliário deve ser analisado com muito cuidado. Porém, os erros descritos acima são comuns no mercado e costumam gerar uma série de problemas para ambas as partes. Procure contar com uma consultoria imobiliária para evitar tais prejuízos e conflitos jurídicos. Essas informações sobre erros cometidos em contratos imobiliários foram úteis para você? Continue recebendo nossos conteúdos assinando a nossa newsletter!

FALE CONOSCO

19. 98427-1010 / 19.  3844 56 54 – contato@hbrbrokers.com.br
Av. Aristóteles Costa, 455 Jd. Fortaleza. CEP: 13.140-074 Paulínia -SP.

Creci Jurídico J-33431