Fique um passo à frente da sua Concorrência!
Conheça as vantagens de ter uma Inteligência Imobiliária cuidando do seu empreendimento.

O mercado imobiliário sempre foi muito competitivo, mas com a instabilidade financeira dos últimos anos, um espaço nesse mercado ficou ainda mais disputado. Embora as perspectivas para o futuro sejam promissoras, a crise mostrou que o sucesso das vendas depende, sobretudo, da sua gestão.
 
Fatores externos são sim importantes, mas o que define se a empresa se destacará ou não da concorrência é a forma como ela planeja seu funcionamento, desenvolve a sua gestão de vendas, controla suas despesas e melhora seu atendimento ao cliente.

 Muitas vezes, olhando de um ponto superficial, essas etapas parecem bem simples de serem desenvolvidas e aplicadas, porem nem sempre é assim que acontece, pois uma boa gestão vai além de poder contar apenas com bons profissionais.

 O trabalho desenvolvido por um empresa de inteligência imobiliária é exatamente esse, viabilizar toda a estrutura de um empreendimento, desde a concepção até a finalização das vendas do produto.

Vamos entender um pouco mais sobre algumas etapas que envolvem esse processo.

 

Gestão imobiliária

A gestão imobiliária é um conjunto de técnicas, práticas e ferramentas que possibilitam à empresa manter bons clientes e captar novos interessados, além de aumentar a carteira de produtos e qualificar o atendimento final. O grande diferencial, no entanto, está em efetivar tudo isso e ainda reduzir custos operacionais à medida que a lucratividade sobe.

Como o mercado imobiliário é especialmente sensível às mudanças macroeconômicas, a gestão precisa ser diferenciada em relação às demais áreas da economia. Afinal, por mais que as instabilidades financeiras surjam, o impacto pode ser reduzido ou até eliminado, caso a empresa conte com bons processos de gestão.


Gestão financeira

Trata-se basicamente de organizar o fluxo de caixa, as despesas do empreendimento com estrutura, equipe, pessoas, gerenciar os recebíveis e fazer a administração da carteira do empreendimento. Lembrando que, nesse mercado, as entradas por vendas, por exemplo, não são fixas.


Gestão de pessoas

Quando pensamos em vendas de imóveis, pensamos logo nos corretores, certo? Afinal, são eles os profissionais que estão no core business, que são a cara da empresa. Em relação à gestão de pessoas, as particularidades da profissão exigem um cuidado especial dos gestores, uma vez que é bastante comum não existir um vínculo empregatício com os corretores, situação que muda toda a dinâmica do relacionamento.

Os principais cuidados aqui têm a ver com a qualidade dos profissionais que prestam serviços para a empresa, já que o corretor é uma peça-chave para a composição de bons resultados. Logo, é preciso que eles sejam proativos, experientes e qualificados para as suas funções.

É necessário realizar constantes treinamentos com as equipes, afim de aperfeiçoar o conhecimento sobre o produto a ser trabalhado, a relação entre corretor e cliente, a finalização da venda e a fidelização do cliente final. Afinal sabemos que um cliente satisfeito pode ajudar e muito na venda de demais unidades posteriormente. 

Ainda quanto aos corretores, também é necessário estabelecer regras de comissionamento, o que não se limita ao valor a ser pago, mas também engloba o prazo e a forma como o pagamento será feito.

Isso sem mencionar a equipe administrativa e de marketing!


Gestão de clientes

Como o cliente é o foco do empreendimento, merece atenção especial. O problema é que muitas empresas ainda têm dificuldade de identificar seu público alvo, que nicho do mercado deve ser alcançado e, principalmente, qual a melhor maneira de conquistar novos interessados e fidelizar antigos compradores.
A gestão de clientes tem sido bastante facilitada por recursos tecnológicos e novas metodologias. O objetivo é sempre melhorar a análise de perfis, aumentar a velocidade e a qualidade dos atendimentos, além de lançar ações de marketing e vendas mais precisas e eficientes.


Pesquisa de mercado

O mercado imobiliário é particularmente sensível ao cenário econômico nacional. Isso pode ser explicado, em parte, pelo modo como o setor funciona, tendo o governo como grande agente incentivador, seja por meio da abertura de linhas de crédito ou da definição de regras para transações imobiliárias.

É preciso considerar também a situação da população, pois quem está com o orçamento curto evita fazer grandes investimentos, mesmo que a promessa de retorno seja boa.

O trabalho desenvolvido por empresas especialistas em mercado, é entender em que momento o mercado está e assim definir melhores estratégias para formatar um produto adequado para o cenário atual e ainda direcionar a empresa parceira em relação a valores ideais para aquele cada produto a ser lançado, encontrar o público alvo e maximizar as vendas.

Em resumo, a importância de ter uma empresa especializada no mercado imobiliário é ter a segurança de que seu empreendimento será concebido, tratado, direcionado e finalizado da melhor forma possível. Trazendo para o dono do empreendimento e para os clientes finais, o melhor produto, com o melhor preço no melhor prazo de venda.

 

Gostou desse assunto, quer saber mais?

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

FALE CONOSCO

19. 98427-1010 / 19.  3844 56 54 – contato@hbrbrokers.com.br
Av. Aristóteles Costa, 455 Jd. Fortaleza. CEP: 13.140-074 Paulínia -SP.

Creci Jurídico J-33431